A Plástica do nariz se desenvolveu muito nas últimas décadas, buscando melhorar tanto o aspecto estético quanto o funcional do nariz, melhorando a respiração, abordando irregularidades no septo, cornetos etc .
A chamada rinoplastia estruturada, que utiliza enxertos de cartilagem para “estruturar” o nariz, tem possibilitado um resultado mais previsível no pós-operatório a longo prazo, tendo em vista que o processo cicatricial costumava distorcer o resultado obtido nos primeiros meses de pós-operatório.
Pós-operatório
Nos primeiros 7 dias, evita-se carregar peso ou abaixar a cabeça; utiliza-se uma pequena placa de silicone macia para prevenir sangramento no septo por 7 dias, e uma placa de plástico sobre a pele do dorso do nariz para manter os ossos na posição e para lembrar o paciente que não pode manipular a área operada também pelo período de 7 dias;
O edema poderá estar presente por 1 ou até 2 anos em alguns indivíduos e, nesse período, os pacientes costumam experimentar dias em que o nariz está mais inchado e outros que está bem desinchado. A cirurgia não costuma ser dolorosa.
Em caso de dúvidas, o paciente poderá entrar em contato com o médico cirurgião a qualquer momento para que tudo corra bem.