Ginecomastia
Para quem não conhece o termo, ginecomastia é o aumento das glândulas mamárias em homens.
É desconfortável para o homem ter mamas aumentadas.
Pode ocorrer em diferentes idades, relacionando-se a alterações hormonais da puberdade, doenças do fígado, uso de medicações, tumores endócrinos ou de testículo e, também, ao uso de anabolizantes.
Recomenda-se investigação clínica, pesquisando-se possíveis causas, seja hormonal, medicamentosa, tumoral, ou, o que é mais comum, sem causa definida.
Pode acometer de 40 a 65% dos homens adultos.
O aumento do volume pode ser ainda agravado em pacientes acima do peso, pois além do tecido glandular, ocorrerá aumento da gordura.
Quando indicada, a cirurgia promove a remoção do tecido mamário e do tecido adiposo que estão aumentados.
O cirurgião plástico é que trata essa condição, e a abordagem depende do tamanho das mamas e se há ou não excesso de pele.
A cicatriz pode ser limitada a metade da aréola, ao redor de toda a aréola ou, estendendo-se lateralmente em casos de maior excesso de pele, como ocorre em alguns pacientes que perderam muito peso.
Muitas vezes, associamos a lipoaspiração da região para dar um refinamento estético e ajudar na retração da pele, o que pode evitar cicatrizes maiores.
Nesta cirurgia, podemos também reduzir o diâmetro das aréolas, reduzir o tamanho dos mamilos (o nome correto é papila mamária) e pode-se associar a outros tratamentos que o paciente deseje.
Geralmente é realizada com anestesia local e sedação, o paciente tem alta no mesmo dia do procedimento, tomando cuidados para não fazer força com membros superiores durante a recuperação nas 2 primeiras semanas. Por isso, aconselho a fortalecer a musculatura do abdome, pois vai precisar dela para se levantar da cama sem usar os braços.
Em caso de dúvidas, o paciente poderá entrar em contato com o médico cirurgião a qualquer momento para que tudo corra bem.
O cirurgião plástico é que trata essa condição, e a abordagem depende do tamanho das mamas e se há ou não excesso de pele. A cicatriz pode ser limitada a metade da aréola, ao redor de toda a aréola ou, estendendo-se lateralmente em casos de maior excesso de pele, como ocorre em alguns pacientes que perderam muito peso.
Muitas vezes, associamos a lipoaspiração da região para dar um refinamento estético e ajudar na retração da pele, o que pode evitar cicatrizes maiores.