Lipoaspiração
A lipoaspiração foi originalmente introduzida pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz em 1980, e foi aprimorada ao longo dos anos, sendo hoje a cirurgia plástica mais realizada no mundo. Além da retirada de gordura de locais indesejáveis, permite a escultura corporal (a lipoescultura), utilizando técnicas de lipoenxertia (enxerto de gordura, técnica na qual a gordura é transferida para outras áreas corporais).
Esta técnica retira gordura de locais onde o paciente mais se incomoda, buscando melhorar o contorno, harmonizar e delinear as linhas do corpo.
Sabemos que existem depósitos de gordura que não desaparecem mesmo com dieta e atividades físicas e são essas as pessoas que mais se beneficiam do procedimento, uma vez que a intenção não é emagrecer, e sim esculpir. Por segurança, nosso limite de gordura a ser lipoaspirada deve ser 5 a 7% do peso corporal.
Muitos têm dúvidas sobre o que significa o termo “hidrolipo”. Este nome foi popularizado para descrever a lipoaspiração realizada em consultório, como se fosse um procedimento mais simples, mais barato, mais seguro; porém, para se realizar esse procedimento desta forma, sem a presença de um Anestesista, a quantidade de anestésico utilizada é muito maior, e isso aumenta os riscos de intoxicação, o que representa maior perigo, por estar distante do ambiente hospitalar.
Portanto, realizar no hospital é muito mais seguro, confortável tanto para o paciente como para o cirurgião, pois este último se preocupará apenas com a “escultura” que está realizando, deixando para o Anestesista a preocupação com os sinais vitais e segurança do paciente.
Em caso de dúvidas, o paciente poderá entrar em contato com o médico cirurgião a qualquer momento para que tudo corra bem.