Homens muito expressivos, que movimentam bastante os músculos enquanto falam são os que experimentam os resultados mais visíveis.
Para fins estéticos, esta substância é largamente utilizada para amenizar as rugas de expressão, dando um ar de jovialidade e uma aparência de uma pessoa mais descansada.
As rugas são provocadas pela contração dos músculos. Com o passar do tempo, ficam marcadas como sulcos profundos na pele.
Homens geralmente buscam resultados mais naturais, sem mudar a mímica facial, apenas reduzindo a força dos músculos.
Quem procura tratamento aos 40 ou 50 anos, até então sem nunca ter realizado tratamento desses músculos com toxina botulínica, já possui rugas tão profundas, que sabemos que não melhorarão apenas com a toxina, pois já mudaram de situação de ruga dinâmica (apenas provocadas quando movimentamos o rosto) para ruga estática (aquela visível mesmo com rosto em repouso). Nestes casos, o tratamento indicado deve ser a associação da toxina com preenchimento, ou com peeling, ou com microagulhamento, ou com laser, ou mesmo hidratação da pele com outras substâncias.
Se a terapia de toxina for realizada precocemente e a intervalos regulares, as rugas tendem a não marcar a pele a ponto de precisar preenchê-las com ácido hialurônico.
Pode ser aplicada na testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos (pés-de-galinha), no pescoço e ao redor da boca para retardar os efeitos do tempo.
O procedimento é realizado após anestesia da região com pomada e/ou com gelo local, e, com uma música relaxante, a toxina é aplicada em pontos selecionados utilizando-se uma agulha muito fina, de forma que o paciente fique o mais confortável possível.
O resultado começa a ser observado nos 3 primeiros dias, com resultado máximo em 15 dias, quando pode ser agendada uma consulta de revisão para aplicar onde o paciente e o médico julgarem ser necessário.
A duração varia de 3 a 6 meses, dependendo de cada organismo; sabe-se que pessoas que se exercitam muito tendem a ter uma duração menor que outras.